CORPO EM MOVIMENTO

CORPO EM MOVIMENTO

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RUDOLF LABAN

Conhecer, reler e sistematizar os princípios de Laban para a dança
Rudolf Laban (Bratislava,1879 - Inglaterra, 1958), dançarino, coreógrafo, educador, dedicou sua vida a sistematizar e conhecer a linguagem da dança em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.
A importância dos trabalhos de Rudolf Laban nas áreas de arte, psicologia, educação, arquitetura já são de reconhecimento universal. Centros universitários, de arte, de educação e companhias de dança na Inglaterra, Estados Unidos, França, Canadá, entre outros, já adotam e trabalham com os referenciais de Laban há pelo menos meio século.
No Brasil, Laban ainda é tido primordialmente como educador, carecendo ainda de um olhar sob a perspectiva da arte, da criação estética e da linguagem da dança. A abordagem da dança sob uma perspectiva labaniana permite ao artista e ao leigo compreender, desconstruir e transformar a arte da dança em seus aspectos coreográficos, técnicos e de fruição.
Tendo desenvolvido seus trabalhos na área de dança na primeira metade do século XX, é mister que hoje sua visão e idéias sobre a dança sejam rediscutidas e relidas sob uma perspectiva contemporânea. Desse modo, o trabalho de Laban não se perderá no passado e poderá contribuir para a dança do presente e do futuro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário